Quelóides e cicatrizes hipertróficas

Quelóides e cicatrizes hipertróficas

Quando a cicatrização erra!

118
COMPARTILHE

Os quelóides e as cicatrizes hipertróficas correspondem a alterações ao processo normal de cicatrização de feridas, geralmente cirúrgicas. No entanto lesões traumáticas, piercings, punções, etc. podem resultar na formação de uma cicatriz hipertrófica ou queloide. Apresentam-se como uma massa de tecido cicatricial protuberante, podendo apresentar diversas consistências, formas, tamanhos  e coloração. Numa ferida normal em processo de evolução, existe um equilíbrio entre a produção e a degradação de colagéneo, componente estrutural dos tecidos cicatrizados e responsável pela aquisição da força tênsil. No caso dos quelóides e também de certo modo nas cicatrizes hipertróficas, existe um desíquilíbrio neste processo com uma excessiva produção de colagéneo, nomeadamente no quelóide e uma desorganização na sua orientação espacial, nomeadamente na cicatriz hipertrófica. O quelóide apresenta assim uma estrutura rica em fibroblastos, vasos e fibras de colagéneo orientadas unidireccionalmente. Surgem na área de lesão e geralmente ultrapassam esse limite, sendo rara a sua regressão. Já a cicatriz hipertrófica surge mais precocemente do que o quelóide ( 2 SEMANAS vS 3 MESES), raramente ultrapassa os limites da lesão e tendem a regredir em 2 anos. Estes problemas representam um problema não só estético, pois por vezes eles são origem de dor, prurido e sensação de queimadura. sobre uma articulação, se volumosos, podem alterar a sua mobilidade.

Os factores que facilitam a ocorrência destas situações são:

-Raça negra, Polinésios e Chineses.

-Idade compreendida entre os 10 e os 30 anos.

-História prévia de quelóides

Existem muitas medidas curativas que se podem encetar  no alento de se diminuir a dimensão dos quelóides ou mesmo a sua total remissão, nomeadamente a aplicação de antineoplásicos, radioterapia, excisão cirúrgica, crioterapia, imunomodeladores, Laser etc.

Tratamentos mais acessíveis também estão disponíveis, tais como:

-Terapia compressiva, com o uso de bandas elásticas, faixas, etc

Injecção intra-lesional de corticoesteróides (Triamcinolona)

Aplicação de ácido retinóico (3 meses no mínimo)

Existem também Produtos de Penso  específicos para este problema, geralmente à base de Gel de Silicone como:

-Mepiform

Cica-Care

Kelo-Cote

Estes dois produtos necessitam de um tempo de tratamento não inferior a dois meses. O seu modo de uso não está completamente esclarecido.

DEIXE UMA RESPOSTA